1. Organização
O 1º Torneio de Futebol Vicarial é organizado pela Equipa Vicarial de Jovens de Matosinhos que poderá alterar o regulamento se assim entender, tendo em vista melhorar a realização do Torneio.
Todos os casos não contemplados no presente regulamento serão resolvidos pela organização, de cujas deliberações não cabe recurso.
2. Local e Horário
O Torneio terá lugar no dia 15 de Março de 2009, no Pavilhão Gimnodesportivo de Leça do Balio, e todas as equipas inscritas deverão estar presentes na abertura que ocorrerá às 9h00.
Os jogos decorrerão ao longo do dia, com uma pausa de 45min para almoço, e com a previsão para o final do torneio por volta das 20h30.
Oportunamente será feito o sorteio e definido o calendário que será entregue ao responsável de cada equipa no ínicio do Torneio.
Os horários poderão sofrer alterações à medida que o Torneio decorre.
3. Inscrição e constituição das equipas
- Cada equipa deverá ter no mínimo 7 elementos com idades compreendidas entre os 14 e os 22 inclusive (nascidos entre 1987 e 1995).
- Cada equipa deverá ter nomeado um responsável/capitão sendo este responsável pela articulação entre a sua equipa e os membros da organização.
- Antes de cada jogo será confirmada a identidade dos elementos da equipa, sendo necessário que o responsável/capitão reúna antecipadamente os documentos identificativos de cada elemento, de forma a serem validados pela organização.
- A aptidão física dos atletas participantes é da sua inteira e exclusiva responsabilidade.
4. Equipamentos
O equipamento é constituido por:
- sapatilhas adequadas ao piso indoor (taco) – não podem utilizar as sapatilhas que trazem calçadas, devem trazer umas com a sola devidamente limpa para não danificar o piso
- calções (de preferência da mesma cor ou tonalidade) ou calça de fato de treino
- 1 t-shirt branca
- 1 t-shirt de cor (a mesma cor para todos os elementos de cada equipa obviamente)
Nota: Os guarda-redes deverão equipar de cor diferente dos jogadores de campo
- A equipa que joga em “Casa” equipará de Branco, por sua vez a equipa que joga “Fora” equipará com t-shirt de cor. (Casa-Fora)
5. Pontualidade
Cada equipa deverá apresentar-se no local do jogo já devidamente equipada, com a antecedência de 5 minutos antes do seu próximo jogo.
Nota: As primeiras 4 equipas a jogar já deverão estar equipadas na abertura do Torneio. Essas 4 equipas serão avisadas oportunamente aquando da realização do sorteio.
6. Formato do Torneio
Ocorrerão dois torneios alternadamente – Masculino e Feminino - com formatos distintos dado o diferente número de equipas, estando inscritas 11 masculinas e 6 femininas.
- Cada torneio terá três fases distintas – Fase de Grupos, Meias-Finais e Final
- Cada equipa fará no mínimo 2 jogos ao longo do Torneio.
Na Fase de Grupos as equipas de cada grupo jogarão todas entre si, valendo a vitória 3 pontos, o empate 1 e a derrota 0.
Em caso de empate pontual no final da Fase de Grupos, os critérios de desempate são:
- Disciplina;
- Confronto directo;
- Número de Golos Marcados;
- Diferença de golos = Golos Marcados – Golos Sofridos;
- Número de Golos Sofridos
Para o item disciplina serão adoptados os seguintes valores:
- 1 Cartão amarelo valerá um ponto negativo
- 1 Cartão vermelho valerá 3 pontos negativos
Será considerada perdedora, em caso de desempate, a equipa que apresentar maior pontuação negativa.
As Meias-Finais e Finais serão disputadas apenas numa eliminatória, recorrendo-se ao desempate, se necessário, através da marcação de grandes penalidades (3 penalidades para cada equipa).
Formato do Torneio Masculino
- Na Fase de Grupos apura-se para as Meias-Finais o primeiro classificado de cada grupo.
- Nas Meias-Finais o 1º do Grupo A jogará contra o 1º do B e o 1º do Grupo C contra o 1º do D.
- A Final será disputada pelos vencedores de cada Meia-Final.
Nota: os números e letras usados no seguinte esquema são meramente ilustrativos
Formato do Torneio Feminino
- Na Fase de Grupos apuram-se para as Meias-Finais os dois primeiros classificados de cada grupo.
- Nas Meias-Finais o 1º do Grupo A jogará contra o 2º do B, e o 2º do Grupo A jogará contra o 1º do B.
- A Final será disputada pelos vencedores de cada Meia-Final.
Nota: os números e letras usados no seguinte esquema são meramente ilustrativos
7. Regras de Jogo
O torneio rege-se pelas leis de jogo de Futsal da Federação Portuguesa de Futebol, com algumas alterações tendo em vista o melhor desenrolar do Torneio e tendo em conta as limitações quer a nível de espaço, tempo e número de equipas envolvidas.
- Cada jogo terá a duração de 20 minutos sem intervalo e sem troca de campo.
- Nenhuma equipa poderá iniciar a partida sem o número mínimo de 5 atletas
- Os jogos serão dirigidos por 1 árbitro designado pela organização.
- A reposição da bola pelas laterais é feita com os pés. A bola deve estar colocada em cima da linha lateral.
- A reposição da bola, quando sai pela linha final tocada em ultimo lugar pela equipa que defende (canto) é feita com os pés no vértice da linha final com a linha lateral.
- A reposição da bola pelo guarda-redes, quando a bola sai pela linha final tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante (lançamento de baliza), é efectuado pelo guarda-redes com as mãos. Este não pode voltar a receber a bola de um companheiro de equipa sem que esta tenha saído pela linha lateral, tenha tocado num adversário ou ultrapassado a divisória de meio campo.
- Cada jogador dispõe de 4 segundos para a marcação de qualquer falta, lançamento ou reposição de bola.
- Cada equipa dispõe de um número indeterminado de substituições.
- A equipa que cometer 3 faltas num jogo, a partir desse momento, qualquer falta que cometer é sancionada com um livre de 10 metros.
8. Sanções Disciplinares
- O jogador que receber 2 cartões amarelos estará automaticamente suspenso da próxima partida.
- O jogador que receber 1 cartão vermelho será punido com o mínimo de 1 jogo de suspensão, podendo ser o castigo agravado se organização assim o entender.
- A equipa que não se apresentar em campo, pronta para o início da partida até 5 minutos após o horário marcado, será declarada perdedora por falta de comparência, com um resultado desfavorável de 0-3.
- Caso as 2 equipas não compareçam para a partida, ambas serão declaradas perdedoras por falta de comparência, com um resultado desfavorável de 0-3.
- À 2ª falta de comparência a equipa será eliminada do Torneio.
- Se o árbitro suspender a partida por comportamento incorrecto de alguma das equipas, esta será considerada derrotada por 0-5, se a suspensão for motivada pelas 2 equipas, ambas serão declaradas perdedoras, sem direito à atribuição de pontos nem de golos para qualquer uma delas, independentemente do resultado verificado no momento da suspensão. Qualquer da(s) equipa(s), que não respeitarem este artigo, serão eliminadas do Torneio.
9. Prémios
- Cada jogador inscrito no Torneio receberá um prémio de participação.
- As duas equipas vencedoras – Masculina e Feminina - receberão um troféu e os seus elementos um prémio individual.
10. Outros
A organização não se responsabiliza por quaisquer acidentes, furtos ou lesões que possam ocorrer durante a realização do torneio.
Quaisquer danos causados pelos participantes dentro do pavilhão gimnodesportivo serão da inteira responsabilidade dos mesmos.
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